sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fique por dentro do assunto!!!

*Geometria molecular:

Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuidos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.
Para se determinar a geometria de uma molécula, é preciso conhecer a teoria da repulsão dos pares eletrónicos da camada de valência.


*Teoria da repulsão dos pares eletrônicos:

Baseia-se na idéia de que pares eletrônicos da camada de valência de um átomo central, estejam fazendo Ligação química ou não, se comportam como nuvens eletrónicas que se repelem, ficando com a maior distância angular possível uns dos outros. Uma nuvem eletrónica pode ser representada por uma ligação simples, dupla, tripla ou mesmo por um par de eletrons que não estão a fazer ligação química. Essa teoria funciona bem para moléculas do tipo ABx, em que A é o átomo central e B é chamado elemento ligante. De acordo com essa teoria, os pares de elétrons da camada de valência do átomo central (A) se repelem, produzindo o formato da molécula ou íon.
Assim, se houver 2 nuvens eletrônicas ao redor de um átomo central, a maior distância angular que elas podem assumir é 180 graus. No caso de três nuvens, 120 graus etc., sendo que é de extrema importância analisar se a ligação é covalente ou iônica.


Tipos de geometria molecular:
Linear
: Acontece em toda molécula biatómica (que possui dois átomos) ou em toda molécula em que o átomo central possui no máximo duas nuvens eletrónicas em sua camada de valência. Exemplo: Ácido clorídrico (HCl) e gás carbônico (CO2).

Trigonal plana ou triangular: Acontece somente quando o átomo central tem três nuvens eletrónicas em sua camada de valência. Estas devem fazer ligações químicas, formando um ângulo de 120 graus entre os átomos ligados ao átomo central. Obs: caso 2 das nuvens eletrónicas for de ligações quimicas e uma de eletrões não ligantes a geometria é angular, como descrita a cima. O angulo é de 120º

Tetraédrica: Acontece quando há quatro nuvens eletrónicas na camada de valência do átomo central e todas fazem ligações químicas. O átomo central assume o centro de um tetraedro regular. Ângulo de 109º 28' .
veja a figura abaixo:


3 comentários:

Conde: Jardel Reis disse...

bom esse foi um exelente topico, consuigui aprender muito sobre este assuntop, garotos continuaem assim sempre , que okha vcs taum de parabens!

TULIO VIEIRA disse...

Concordo plenamemte!!!

Unknown disse...

BOM NA MINHA OPINIÃO FOI UM EXELENTE TOPICO OTIMO MESMO TUDO PERFEITO OTIMOS RESUMOS, VCS FIZERAM TUDO MUITO BEM E ESTÃO BEM PREPARADOS PARA O ASSUNTO.. CONTINUEM SEMPRE ASSIM ... PARABENS POR ESTE OTIMO E MARAVILHOSO TRABALHO! SIGAM EM FRENTE !